COMITÊ DE DEFESA DA LUTA CAMPONESA

Ocupação

1ºde Maio no Campo e na Cidade

A ação é parte da jornada de luta do 1º de maio, dia do trabalhador. A ação reivindica terra para as famílias ocupantes e relembra a morte dos Mártires de Chicago e de todos os mártires da luta no campo e nas cidades.

Na madrugada de hoje, cem famílias ocuparam um latifúndio nas proximidades do Balneário de Rancharia, município localizado no Pontal do Paranapanema. As famílias afirmam que no passado a área foi coberta por uma reserva florestal de Pinos. O latifúndio explorou a madeira até o esgotamento e hoje cria gado no local. Os camponeses apontam no horizonte e afirmam “as terras do fazendeiro está ocupada por cana da usina e aqui na área invadida da reserva ele cria gado de corte”, afirma um camponês que está no local com sua família, residente na cidade de Quatá.

O grupo já realiza sua terceira ocupação, se retiraram de outros três latifúndios após serem coagidos por mandatos de reintegração de posse emitidos pela justiça. Na última ocupação, o grupo foi atacado a tiros por jagunços a mando do latifúndio, ninguém se feriu, e a coragem e unidade do grupo só aumentou.

Nos últimos anos, vários movimentos locais passaram a unir ações, esse ano ganhou corpo a formação de uma nova organização, a FNLCC Frente Nacional de Luta do Campo e da Cidade. Os camponeses estavam vibrantes diante da combativa manifestação dos sem teto na capital paulista. Relataram que uma comissão formada por militantes da FNLCC se reuniram com a organização “irmã” da cidade, o MTST Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, e se entusiasmam, “são 12 mil famílias da cidade compondo a Frente, atuamos já em 7 Estados e queremos terra, moradia e alimentos na mesa de todos os trabalhadores”.

O Comitê de Defesa da Luta Camponesa de Prudente agradece a receptividade das famílias ocupantes. Nos mantemos solidários a luta no campo e vigilante diante das ameaças do latifúndio e da repressão estatal ao povo pobre.

“A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”

http://ligasindicaloperariaecamponesa.noblogs.org/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s