NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS LUTADORES DO PASSE-LIVRE- CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE FORTALEZA/CE

Nós do Fórum Permanente Pelo Passe Livre (FPPL) viemos nos manifestar, por meio deste, contra a posição adotada pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) de Fortaleza/CE de criminalizar o Movimento Estudantil acusando este de ser “Criminoso” após os últimos atos devido ao problema com as carteiras estudantis.

A criminalização dos Movimentos Sociais tem sido recorrente e tem aumentado no atual período, devido ao aumento de protestos populares contra os grandes gastos da Copa do Mundo e da falta de serviços sociais garantidores das mínimas condições de vida ao Povo.

Os estudantes que ali protestavam estavam reivindicando a entrega imediata das carteiras de estudantes que estão atrasadas e o direito ao Passe Livre estudantil. Como se sabe o Prefeito Roberto Claudio/PROS vem querendo sorrateiramente substituir a Carteira de Estudante e Implementar o Bilhete único para melhor beneficiar os grandes empresários de ônibus que já conseguiram por chip de cartão de credito nas carteiras (libercard), como estratégia de financeirização da economia, mas agora buscam acabar com a meia estudantil

É importante ressaltar que as atuais reinvidicações não se pautam somente por demandas imediatas, a entrega das carteirinhas, pois, existem pautas maiores, como a luta pelo passe livre, que constitue demanda fundamental para garantir o direito de ir e vir, sem o qual muitos estudantes deixam de estudar. A luta é também contra a superlotação dos ônibus e o preço abusivo das passagens de ônibus que hoje é controlada por um Monopólio (Chiquinho Feitosa e Jaco Barata) que juntos controlam mais da metade da frota de ônibus da Capital. A ligação empresários do transporte copa não é a toa, basta notar que o Secretário especial da Copa Ferrucio Feitosa é sobrinho do maior empresário de ônibus do Estado – Chiquinho Feitosa.

Assim como,possibilitará o acesso as demais politicas sociais (saúde, educação,assistência social, habitação, previdência). Desse modo, conclamos a sociedade para a conquista de um transporte público, gratuito e de qualidade como já existe em várias cidades do Brasil e a mídia burguesa nunca divulga.

Não podemos permitir que essa tentativa de criminalizar a luta se perpetue, por isso pedimos a solidariedade de todas organizações que estejam ao lado do povo para serem signatárias desse documento afim de demonstrar a força coletiva da classe trabalhadora.
SE NÃO TEM PASSE-LIVRE, NÃO VAI TER COPA!

ASSINAM: FÓRUM PERMANENTE PELO PASSE-LIVRE (FPPL)

AS ENTIDADES/OPOSIÇÕES/MOVIMENTOS QUE QUISEREM ASSINAR POR FAVOR ENVIEM EMAIL PARA : COMISSAOCOMUNICAÇAOFPTP@GMAIL.COM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s