5º Ato no RJ contra o aumento das tarifas e pela liberdade de todos os presos políticos

Por Oposição Classista Combativa e Independente – Rural (OCCI-Rural) – RECC/FOB

Na sexta-feira, 29 de janeiro de 2015, ocorreu mais um ato contra o aumento das passagens e pela liberdade de todos os presos políticos, no centro do Rio de Janeiro. Cerca de 300 trabalhadores, estudantes, correntes estudantis e políticas, ativistas e militantes se concentraram na Candelária para o início de mais um combativo ato. Sob forte aparato da repressão, o ato seguiu bloqueando uma pista da Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias do Rio de Janeiro, com aproximadamente 300 policiais fortemente armados ao longo do trajeto. Logo no inicio da passeata a polícia novamente fez uma ação militar cercando todo o ato, inspirada na ação nazi-fascita conhecido como “caldeirão de hamburgo”. Os manifestantes se adiantaram e conseguiram por um momento fura o cerco da frente do ato imposto pela força militar. Que mais adiante fez novamente o cerco, ainda que não impedisse de andar.

Durante todo a manifestação foram entoadas palavras de ordem contra a máfia dos transportes, que lucra bilhões de reais anualmente em cima dos trabalhadores, contra o militarismo e pela liberdade de todos os presos políticos e extinção de todos os processos. Milhares de panfletos contra o aumento da tarifa dos transportes e exigindo a tarifa zero e passe livre geral e irrestrito foram distribuídos para a população. Além do aumento das passagens, os manifestantes exigiam o fim do corte dos direitos trabalhistas e lutavam também contra o aumento das tarifas em geral (contas de água, luz, impostos).

centralFoto: Ellan Lustosa

Quando o ato se aproximava dos portões da Central do Brasil, local onde concentram-se grande parte de trabalhadores que retornam para suas residências através dos precários trens da Super Via, do Metrô Rio e de ônibus, a Polícia Militar com o Batalhão de Choque cerca todos os ativistas impedindo o direito de ir e vir. A juventude combativa enfrenta a repressão e consegue entrar no pátio da Central. Nesse momento, a PM age de forma indiscriminada e violenta reprimindo os ativistas e trabalhadores que passavam no local, usando força desproporcional, agredindo-os com cassetetes e armas, além de realizar prisões arbitrárias.

Pelo menos 4 manifestantes ficaram gravemente feridos, sendo um deles detido por desacato e outro com 6 pontos na cabeça depois de covardemente agredido por vários policiais. Fica evidente a atuação do Estado através da Polícia Militar, na defesa dos interesses dos grandes empresários de ônibus e das concessionárias Super Via e Metrô Rio. Ordens para agredir e perseguir as pessoas que ousam lutar contra o sistema são usadas como forma de aterrorizar a população e enfraquecer o direito a livre manifestação. Percebemos claramente o atrelamento dos governos Federal, Estadual e Municipal e de todos os partidos políticos dominantes nesses governos (PT, PCdoB, PMDB, PSDB) de qual lado estão na luta de classes. A farsa eleitoral fica evidente quando todos esses partidos se unem contra os estudantes e trabalhadores retirando direitos trabalhistas e aumentando todas as tarifas.

É mais que necessário a organização e mobilização dos trabalhadores e estudantes na luta contra o governo e os empresários através da ação direta, de greves e boicotes. Que a luta possa se organizar nos locais de estudo, trabalho e moradia a fim de enfrentar esse sistema opressor, que mata diariamente a juventude negra e pobre das favelas, da periferia e do campo. A Rede Estudantil Classista e Combativa – RECC filiada ao Fórum de Oposições pela Base – FOB repudia veementemente toda a violência do Estado burguês na figura da Polícia Militar na agressão contra manifestantes e nas prisões realizadas nos atos, impedindo a população de lutar por seus direitos.  Não retrocederemos um milímetro! Só a luta muda, o resto ilude!

TARIFA ZERO JÁ!
PASSE LIVRE OU REBELIÃO!
LIBERDADE A TODOS OS PRESOS E PERSEGUIDOS POLÍTICOS!
IR AO COMBATE SEM TEMER! OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s