[RMC] O POVO NÃO É BOBO! ABAIXO A REDE GLOBO!

Hoje a Rede Globo completa 50 anos e não temos ilusão sobre o papel de classe da Rede Globo, sua função histórica sempre foi a defesa das elites, desde sua fundação em 1965 em plena ditadura. Os anos passaram e a rede globo se fortaleceu como o maior veiculo de comunicação do Brasil através de contratos com os governos de plantão. Sendo a Globo parte das elites, saiu em defesa das reformas neoliberais do governo FHC e participou ideologicamente da sabotagem à Petrobrás quando em 2001 houve o “acidente” envolvendo a plataforma P. 36 que afundou, com transmissão ao vivo pela Globo. A P. 36 era a maior plataforma de produção de petróleo do mundo. Claramente esses “acidentes” faziam parte de uma das cartadas do PSDB/PFL que precisava de fatos que expusessem a Petrobrás negativamente para terem justificativa para poder privatiza-la. Durante esse período a Petrobrás teve o nome modificado para Petrobráx.

No dia 5 de outubro de 2007 venceu a concessão da Rede Globo. Era o primeiro ano do segundo mandato de Lula/PT e existia um movimento de trabalhadores de comunicação, estudantes de cursos de comunicação organizados na ENECOS (Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social), comunicadores populares, rádios livres, movimentos sociais e sociedade civil pedindo a NÃO RENOVAÇÃO DA CONCESSÃO DA REDE GLOBO e a rediscussão sobre a função social da mídia.

E o temor destes setores se concluiu quando o governo Lula renovou as mais de 100 concessões de emissoras de rádio e TV por 10 e 15 anos respectivamente sem discussão com a sociedade que estava nas ruas querendo rediscutir o papel da mídia e quebrar os monopólios midiáticos que existem ainda hoje no Brasil que permitem que senadores, deputados e famílias controlem toda a grande mídia no Brasil.

donos da midiaSegundo Julian Assange do site Wikileaks, seis famílias controlam 70% da imprensa no Brasil. É mais estarrecedor ainda saber que partidos eleitoreiros tem seus políticos como sócios de veículos de comunicação. De acordo com o site os donos da mídia o DEM lidera o ranking com 58 políticos associados a veículos de comunicação. O PT também faz parte com 10 políticos associados a veículos de comunicação da mídia burguesa.

Na prática o discurso do PT de combate a Rede Globo é pura retórica já que Lula renovou a concessão da Globo até 2022 quando poderia ter barrado já que a Globo devia ao fisco 615 milhões de reais e existia um movimento real contra a renovação da concessão. Ou seja, o govero fez questão de “criar a cobra pra lhe picar”!
Nós da Rede de Mídia Classista somos contra a mídia burguesa pois esta serve aos interesses dos patrões, dos empresários e do capital em detrimento dos trabalhadores, maiorias sociais e povo em geral.

ABAIXO A REDE GLOBO!
QUE A MÍDIA SIRVA AOS INTERESSES DO POVO!
CONSTRUIR UMA MÍDIA POPULAR!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s