[RMC] Manifestação autônoma de estudantes e professores do Ceará.

11412374_849613541785478_1984434166498640659_n

No ultimo dia 25/06, estudantes e professores da Rede Estadual do Ceará realizaram manifestação cobrando condições de ensino e aprendizagem.

A manifestação ocorreu no Polo de Lazer do Conjunto Esperança (periferia de Fortaleza) e envolveu cerca de 1500 estudantes que através da Ação Direta, pegaram em suas mãos as rédeas de seu futuro, sua educação e seu trabalho. Alguns estudantes saíram da escola durante as aulas e foram ao ato em manifestação com carro de som alugado pelos próprios.

Organizada por professores, estudantes e terceirizados das escolas da rede estadual, os manifestantes cantaram palavras de ordem contra o governo Camilo Santana/PT que não está cumprindo os repasses de verba para as escolas, deixando milhares de estudantes sem merenda escolar e milhares de professores sem condições de ensino. Falta pincel, papel para reprodução de provas, material de limpeza e se iniciou o processo de demissão dos vigias das escolas sob a justificativa de “corte de verbas”.

DSCN3755“É a conta das eleições que precisa ser paga” dizia a estudante “J.” que denunciou o descaso da educação, e ainda ressaltou: “são as consequências do corte de 9 bilhões na educação que a Dilma fez”. “Escolas como a EEFM Mário Schenberg vivem situações mais precárias. A escola funciona em prédio alugado e sem condições de trabalho e de aprendizagem” dizia um dos manifestantes. Estudantes dessa escola fizeram faixas especificas pedindo um prédio descente para poderem estudar.

Estudantes também exigiam outras bandeiras como a não redução da maioridade penal, Passe Livre para estudantes, redução de estudantes por sala de aula, e várias outras.

Participaram da organização e mobilização da Oposição de Resistência Classista – ORC, oposição de professores que denunciou a “lua de mel” que o sindicato APEOC (governista) diz viver com o governo Estadual. Os estudantes fizeram questão de ressaltar que nem partidos nem os sindicatos participaram ou ajudaram na organização ou mobilização da manifestação.

Encontra-se aqui o panfleto da ORC e fotos que ilustram a manifestação!

OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER!

DSCN3700DSCN3703

11428165_1019275031424931_1168242644926285987_o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s