[RECC] NÃO VAI TER SARESP!

       Nos dias 24 e 25 de novembro ocorre a aplicação do SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – uma prova realizada por alguns anos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais paulistas. Trata-se de uma ferramenta de avaliação do desempenho das escolas e estudantes da rede estadual, cujos resultados são transformados em índices que estabelecem metas para as escolas e orientam as políticas do Estado para a educação.

       A avaliação é um instrumento extremamente problemático, por sua forma (os índices são imprecisos, pois as provas desconsideram as diferenças entre cidades, escolas e regiões) e especialmente por seus resultados, pois com esse sistema é criado um ranqueamento punitivo: as escolas com notas mais altas recebem maiores investimentos, enquanto as que apresentam piores resultados sofrem cortes de verbas. Os resultados são frequentemente manipulados, para direcionar as bonificações por desempenho para alguns funcionários de confiança das Diretorias de Ensino e justificar os cortes e precarização das escolas mais periféricas.

    Desse modo, as escolas consideradas ruins recebem ainda menos investimentos, o que agrava ainda mais sua situação de precariedade. Com isso, cria-se uma hierarquização entre as escolas com melhores e piores resultados, impondo para a educação pública a mesma lógica do mercado, a da meritocracia e da competitividade para atrair investimentos.

         Boicotar o SARESP é uma forma de retirar do governo uma suposta fonte para os dados irreais que legitimam o projeto de reorganização da rede estadual. Para impedir essa farsa do governo estadual, ocupar e piquetear as escolas para inviabilizar a realização das provas.

        Quando isso não for possível, organizar os estudantes para que entreguem a prova em branco, para que não possa haver avaliação.

        Já são mais de 100 escolas ocupadas em todo o Estado de São Paulo,e a luta contra a reorganização e o fechamento das escolas se fortalece a cada dia, demonstrando para o Governo do Estado a força da mobilização dos estudantes secundaristas. O boicote ao SARESP é mais uma etapa desse combate, mais uma forma de pressionar os inimigos da educação à retrocederem em seus ataques.

Ocupe sua escola! Se solidarize com as escolas ocupadas!

Educação não é mercadoria! Boicote o SARESP!

A reorganização não vai passar!

Ação Direta Estudantil/RECC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s