[RECC-RJ] Boicotar as Eleições do DCE da Rural é Optar por Um Novo Caminho

Comunicado da OCCI-UFRRJ. Setembro de 2016.

Velhas Portas Não Abrem Novos Caminhos!
Boicotar as Eleições de DCE é optar por um novo ca­minho no Movimento Estudantil da UFRRJ e repudiar o oportunismo!

Nós, estudantes da UFRRJ, já estamos acostumados e acostumadas a viver sob a in­constância da Rural no que diz respeito a nossa segurança e condições de permanência na Uni­versidade. Atraso de bolsas; corte de gastos que comprometem pesquisas; carência de concurso para professores; sucateamento de salas, pré­dios e equipamentos; e especialmente a segu­rança no campus Seropédica e a violência contra as mulheres, visibilizada recentemente pelo mo­vimento “Me Avise Quando Chegar”. Em todos estes casos se faz notória a omissão dos repre­sentantes do DCE, eleitos nas últimas eleições. Isso ocorre devido a burocracia e oportunismo que existe no Movimento Estudantil, onde gru­pos como UJS (PCdoB), Levante (Consulta Popu­lar/PT), UJC (PCB) e PSOL disputam as eleições do DCE apenas para ter o aparelho, a máquina burocrática em suas mãos e se dizer represen­tante dos estudantes, além de fazer campanha eleitoral para seus partidos, desmobilizando a luta dos estudantes em prol de seus partidos.

A representação estudantil, na teoria, deve estar atenta e ao serviço das demandas dos e das estudantes, organizando e lutando junto a estes por uma Universidade que cuide e atenda suas necessidades, um espaço feito pelo povo e para o povo. Mas, assim como na de­mocracia burguesa, o que vemos entre nós são chapas usurpadoras das pautas estudantis que se utilizam destas para autopromoção, concha­vos políticos com reitoria e direções, além de projeção política em partidos aliados a estas for­ças parasitas dentro do Movimento Estudantil. A falta de diálogo com a base e a ausência de debates entre as chapas nos levam a conclusão que o parlamentarismo estudantil não passa de uma transposição da farsa eleitoral para dentro da comunidade acadêmica.

boicote-dce

Infelizmente, observamos a cada ano o desinteresse dos estudantes pelas ações dos Centros Acadêmicos e Diretório Central, um re­flexo da crescente insatisfação com a política oportunista e eleitoreira nestes espaços. Há os que ainda, de boa fé, depositam esperança nas eleições, de que será possível uma boa gestão administrada por partidos e pessoas com um discurso “de esquerda”, como o caso de estu­dantes independentes. No entanto, é um erro imediatista reduzir ou priorizar nossas ações à conquista de votos por chapas que logo se de­sunem e geram refluxo geral. Esta prática deve ser revista e dar lugar à luta pela união do movi­mento estudantil pela base, democrático, forte e atuante. É através da mobilização dos estudan­tes, em cada sala de aula e moradia estudan­til, que daremos um passo na conquista de nos­sos direitos. Realidade que só será conquistada através da aliança entre os movimentos estu­dantil, sindical e popular, unindo a luta dos pro­fessores, terceirizados, técnicos e estudantes; e nos organizando em agrupamentos políticos, preferencialmente em coletivos combativos, não eleitoreiros e não governistas, com vista a reali­zação do Congresso Estudantil pela base, e não por forças políticas oportunistas, como a UJS, UJC, Levante e PSOL.

Para isso, nós da OCCI – Oposição Classis­ta Combativa e Independente ao DCE da UFRRJ chamamos todas e todos ao boicote às eleições e a organização pela base para uma luta efetiva e combativa à precarização da Universidade, ao ajuste fiscal, e a política neoliberal de Dilma e Temer.

“Sei que a luta será longa e árdua, mas acredito firmemente na força da atuação coletiva das massas.”
Honestino Guimarães

Acesse o txt em pdf: boicote-dce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s