[RECC-RJ] Por que Ocupar o Instituto Multidisciplinar – Campus Nova Iguaçu da UFRRJ?

Boletim da Oposição Classista Combativa e Independente (OCCI) ao DCE  da UFRRJ divulgado em Outubro/Novembro de 2016

Por que Ocupar o Instituto Multidisciplinar – Campus Nova Iguaçu  da UFRRJ? 

O governo Temer aprofundou os ataques aos direitos dos estudantes e trabalhadores. Milhares de escolas, Universidades e Institutos Federais estão ocupadas contra a PEC 241, a Reforma do Ensino Médio e o projeto “Escola sem Partido”. Em resistência a esses ataques, há uma forte mobilização dos estudantes em todo o Brasil a fim de barrar esses projetos.

O que é a PEC 241? O Projeto de Emenda Constitucional 241, já aprovado na Câmara dos Deputados e agora como PEC 55 no Senado Federal, é um Projeto que limita os gastos do governo em 20 anos. Esse Projeto afetará diretamente os investimentos em saúde, educação e assistência social, enquanto o pagamento da dívida pública aos banqueiros estará garantido. Ou seja, essa PEC limitará os investimentos do governo nessas áreas, precarizando ainda mais os serviços públicos e atingindo aqueles que mais precisam: o povo pobre, trabalhador.

O que é a Reforma do Ensino Médio? Aprovada através de Medida Provisória e sem qualquer debate com os setores da educação (professores, estudantes, pedagogos, sindicatos, etc), a Reforma do Ensino Médio visa diminuir disciplinas essenciais a formação de cidadãos, como filosofia, sociologia, educação física e artes. Além disso, a ampliação de um ensino tecnicista tem como objetivo a criação de mais mão-de-obra barata para as grandes empresas. Caso a Reforma seja implementada, haverá diminuição dessas disciplinas citadas e consequentemente aumento do desemprego, pois haverá uma menor necessidade de professores.

O que é o Projeto “Escola sem Partido”? É um Projeto de Lei que proíbe a formação de um pensamento crítico, que restringe o pluralismo de ideias, os princípios de liberdade de pensamento, liberdade do ensino e da aprendizagem. Um projeto que contraria a concepção pedagógica de emancipação dos indivíduos.

Na UFRRJ não é diferente!

Na Rural, os estudantes se mobilizaram para ocupar a Reitoria e os Institutos da Universidade. Uma grande assembleia estudantil, democrática e plural, deliberou pela ocupação do Campus Nova Iguaçu da UFRRJ. É somente através da mobilização em cada local de trabalho, estudo e moradia, ocupando de forma radicalizada as escolas, universidades, praças e as ruas, que barraremos a PEC 241 e demais projetos conservadores do governo federal que ataca diretamente a educação pública. Por isso, os estudantes do IM devem se mobilizar e ocupar o Instituto Multidisciplinar, de forma autônoma e independente a partidos, governos e entidades estudantis burocráticas e partidárias (UNE, ANEL). Devemos tomar como exemplo os estudantes secundaristas que ocuparam suas escolas!20161103_184858

Construir a Greve Geral contra o Ajuste Fiscal

Precisamos unificar as lutas dos estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e docentes e construir a greve geral da educação contra o ajuste fiscal e todos os ataques aos direitos dos estudantes e trabalhadores. Por isso, a Oposição Classista, Combativa e Independente ao DCE – OCCI/UFRRJ, coletivo filiado à Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) se soma a mais essa luta dos estudantes e trabalhadores do nosso campus a fim de barrar a PEC 241 e garantir uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade.

DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE: SERVIR AO POVO, DO CAMPO E DA CIDADE!
OCUPAR, RESISTIR, LUTAR PRA GARANTIR!
#OcupaIM    #OcupaUFRRJ  #OcupaTudo

CONHEÇA A REDE ESTUDANTIL CLASSISTA E COMBATIVA!
CONHEÇA A RECC!

Acesse este documento em pdf aqui: ocupaim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s