[RMC-RJ]DUQUE DE CAXIAS: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMBATEM O AJUSTE FISCAL!

Profissionais da Educação de Duque de Caxias enfrentam o Ajuste Fiscal do prefeito Washigton Reis com paralisações, ocupação, atos e panfletagens.

DSC_0021

Desde a primeira semana de agosto, os profissionais da educação da cidade de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio, lutam contra os atrasos de salários e os projetos de ajuste fiscal do município.

O pacotaço da prefeitura atacam vários direitos adquiridos pelos servidores municipais, como a gratificação para os profissionais que atuam em escolas de difícil acesso. Se prevê ainda a diminuição da taxa de reajuste salarial e o aumento da contribuição previdenciária para ativos e aposentados, repetindo as medidas nos inúmeros ajustes fiscais que estão se dando na esfera nacional e estadual.

Na noite do dia 04 de agosto para barrar a votação do pacotaço, os professores ocuparam a Câmara de Vereadores e lá permaneceram sob constantes ameaças, até serem retirados pela Polícia Militar com bombas e spray de pimenta.

Como continuidade das mobilizações uma nova assembleia, na manhã de segunda feira, dia 07, decidiu por uma paralisação de 48 horas e com diversos atos e panfletagens por todo o município. Uma grande marcha percorreu as ruas do centro da cidade em direção à Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Educação.

Na manhã de quarta-feira, dia 09, os servidores se reuniram na porta da Prefeitura de Caxias, em Jardim Primavera, e protestaram novamente contra a autoridade municipal que recebeu uma comissão de professores. Nas falas de cada representante era possível notar o grau de precariedade e abandono da educação de Duque de Caxias com relatos de falta de material, violência escolar e problemas de saúde entre alunos e profissionais.

Na parte da tarde uma nova assembleia determinou paralisação de 72 horas, com assembleia a ser realizada no dia 14 para decidir os rumos do movimento, e os professores ocuparam uma pista da rodovia Washington Luís no final de tarde.

professores caxias

Segue o calendário de mobilizações deliberado pela assembleia do dia 09 de agosto:

Dia 11 (sexta): Ato pela manhã (9 h) no IPMDC e à tarde (17 h) em Parada Angélica;
Dia 12 (sábado): Panfletagem no Caxias Shoping, às 14h;
Dia 14 (segunda): Conselho de Representantes às 9h e assembleia às 13 horas (centro de Caxias).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s