SIGA-RJ | Empresários orquestram demissões em massa em plena pandemia.

Campanha Pelo direito à saúde, renda e trabalho!
Em menos de um mês, três grandes empresas – Churrascaria Fogo de Chão, Pizzaria Parmê e Viação 1001 – demitiram cerca de 3.160 trabalhadores e trabalhadoras no Rio de Janeiro.
                 Churrascaria Fogo de Chão demitiu 690 pessoas, alegando a queda do movimento em função do isolamento social para combater a pandemia da Covid-19. Os donos da churrascaria ainda querem que o Governo do Estado arque com todos os encargos trabalhistas.
                Apesar de alegar dificuldades financeiras, a churrascaria Fogo de Chão é hoje uma grande empresa multinacional com ações comercializadas na Bolsa de Nova Iorque, que foi comprada em 2018 pela Rhône Capital por 560 milhões de dólares (cerca de 3 bilhões de reais). A Rhône gerencia cerca de 50 bilhões de reais em fundos e investimentos em diversas empresas pelo Mundo.
EYJpfW-WsAAUUJ0
                A Pizzaria Parmê demitiu 470 trabalhadores e trabalhadoras ao fechar cinco de suas lojas: Largo do Machado, Shopping Tijuca, Barra Shopping, Conde de Bonfim e Shopping Jardim Guadalupe. Os empresários também alegaram queda no movimento e afirmam que o governo estadual seria o responsável pelos encargos trabalhistas.
EYJoPPrXQAA3Cjl
                O maior número de demitidos foi na Viação 1001, cerca 2.000 trabalhadores desde março. A 1001 é a maior empresa de transporte rodoviário de passageiros do Estado do Rio de Janeiro, pertencente ao grupo JCA, que também é proprietário das empresas de viações Cometa, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão.
EYJzYiPXQAAxB0W
       As três empresas pertencem à grandes redes do capital monopolista nacional e internacional, cujos lucros anuais são expressivos. Além disso, desde março o Governo Bolsonaro tem garantido recursos para “socorrer” os empresários. Mas mesmo assim, as demissões em massa estão sendo efetuadas de forma orquestrada.
               Um dos objetivos desses atos de covardia contra os trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias é também pressionar pela reabertura imediata de todas as atividades econômicas, independentemente dos riscos para nossa saúde e para nossas vidas.
Exigimos a readmissão imediata de todos os trabalhadores e trabalhadoras!
Exigimos a estabilidade no emprego para os trabalhadores e trabalhadoras!
Pelo direito à saúde, renda e trabalho!
Entre em contato com o SIGA-RJ!!!
EWBCh60XgAEKSbn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s