SIGA-RJ | Faz três anos da Chacina de Pau D’Arco, PA. Não Esquecemos, Não Perdoamos!

Em 24 de maio de 2017, 10 camponeses foram executados por 29 policiais na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco, Pará a mando do latifúndio. Mais uma chacina no campo brasileiro, onde a marcha fúnebre nunca parou.

A Fazenda Santa Lúcia está no radar dos conflitos no campo desde 2013, quando camponeses ocuparam a fazenda. Originalmente, terra do Estado, a fazenda se transformou, através” em propriedade de Maria Inez Resplande de Carvalho, víuva do ex-dono Honorato Babinski, com histórico de ameaças contra camponeses. Residente em Goiás, a criminosa grilheira Maria Inez, dias após o massacre quis justificar a morte de 10 pessoas com a seguinte declaração: “A gente espera que a pessoa que está cumprindo um crime, vá se entregar. É isso que a gente espera.”.

propauarco

Durante o massacre, os 25 ocupantes foram submetidos à tortura e 10 acabaram executados, entre eles, a única mulher, a líder da Associação dos Trabalhadores Rurais de Pau D’Arco Jane Júlia de Oliveira torturada na frente de seus companheiros.

Três anos depois, os assassinos aguardam o julgamento em liberdade, em mais uma página de impunidade para os genocidas do campo brasileiro. Segundo a CPT em levantamento realizado em 2019, 92% dos assassinatos no campo realizados desde 1985, se encontram sem solução. De cada 5 mortes, 2 são no Estado do Pará, palco da chacina de Pau D’Arco. Em 2019, foram 32 mortes em todo o campo brasileiro em conflitos pela terra, com o Pará liderando a lista.

A FOB relembra os companheiros assassinados em Pau D’Arco e reafirma a sua posição contra o latifúndio pela construção de uma aliança Campo – Cidade por Saúde, Teto, Trabalho e Terra. Construir o socialismo passa por destruir a propriedade da terra.

Terra para quem nela vive e trabalha!

Terra e Liberdade!!

Um comentário sobre “SIGA-RJ | Faz três anos da Chacina de Pau D’Arco, PA. Não Esquecemos, Não Perdoamos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s